Partindo do projeto O Mundo da Leitura é a Leitura de Todo Mundo, cujo objetivo é formar estudantes-leitores e estudantes-escritores, dentre outros, o Grupo ParlaCÊNICO de Espetáculos retorna aos palcos de Aracaju. Desta feita, o lócus do grupo artístico é o Auditório Lourival Baptista, situado à rua Laranjeiras (1967) e o espetáculo promove uma bem sucedida articulação entre poemas do abolicionista Castro Alves – coluna vertebral da peça – e o pensamento de Nelson Mandela, Martin Luther King e William Shakespeare. Isto sem contar com a intertextualização efetivada a partir de canções de Caetano Veloso, Daniela Mercury, Zé Ramalho e, é claro, com bastantes ritmos africanos.
O espetáculo está em plena consonância com as Leis 10.639/2003 (federal) e 5.497/2004 (estadual) que dispõem sobre o ensino da história e cultura da África e dos afro-descendentes, uma obrigatoriedade de escolas públicas e particulares. “O espetáculo é plenamente indispensável para todos que apostam numa escola pública de qualidade social (e inclusiva) e no fortalecimento do protagonismo juvenil”, afirma o professor Evanilson Tavares de França
O elenco conta com as presenças indispensáveis de estudantes do ensino fundamental e médio. Aliás, “sem eles nada disto seria possível”, assevera Evanilson, coordenador do projeto e diretor do grupo de teatro. Tem-se, então, no corpo artístico do ParlaCÊNICO: Aline Souza (2º ano), Alisson Bispo (2º ano), Amanda Black (2º ano), Anderson Brito (2º ano), Bruno Chagas (9º ano), Daniesy Andrade (1º ano), Dayanny Fraga (8º ano), Dayse Andrade Nascimento (6º ano), Fabrício Aquino (ex-aluno), Igor Sena (9º ano), Isa Sales (6º ano), Landney de Jesus (1º ano), Luana Santos (8º ano), Talita Dandara (9º ano), Tycey (8º ano) e Wemerson Martins (8º ano). O assistente de direção é também um estudante da escola, Jardel Gomes (9º ano), a direção geral fica sob a responsabilidade do professor Evanilson Tavares de França, também pedagogo da escola.
A peça estará em cartaz nos dias 24 e 26/08 (manhã, às 8h30min), 24 a 27/08 (às tardes, a partir das 14h30min) e nos dias 24 e 26/08, às 19h30min. Estudantes-atores esperam prazerosamente a presença de todos e de todas.