#
 Secretário virtual

Clique no play
 Principal
 Conteúdo
 Previsão
 Fotos
Exposição José Fernandes
Espaço externo do convento 4
Fachada Museu Raimundo Fonseca
Porta de entrada Museu Raimundo Fonseca
 Usuários on-line
5 visitantes online (1 na seção: Seções)

Usuários: 0
Visitantes: 5

mais...
 Pesquisa

Pesquisa avançada


Museu de Arte Sacra de Laranjeiras

Histórico
Foi criado em 1995, antes era uma casa normal da família Lafayet Pimentel de Barros Franco. Contém 8 salas, sala de reserva Técnicas, sala dos funcionários, diretória, um banheiro, uma cozinha e uma dispensa. O público que mais frequenta são estudantes de rede pública e particular, além dos turistas.

O museu de Arte Sacra de Laranjeiras foi um Casarão do início do século XX, pertencente originalmente a família Sobral Franco. Registra o que no ecletismo é denotado de um implícito acolhimento, numa mesma obra, de elementos decorativos de inúmeros estilos, é considerado por muitos estudiosos, o conjunto mais significativo e único merecedor do título de eclético.

E formado por colagens, justaposições de elementos e fragmentos de diversos momentos das arquitetura do passado. Nesta tipologia construtivas destacam-se, na fachada, não apenas ornamentos escultóricos, mas pinturas, que também são comuns no interior da edificação, sempre em formas Florais, de origem Jônica.

Tem-se a platibanda, na forma de frontão na fachada principal e na lateral, percorrendo todo o corpo da edificação, o chamado avarandamento, é uma das características mais importantes das construções ecléticas do inicio do século passado e muito presente nas obras paulistanas de Ramos de Azevedo.

Dois elementos são identificáveis como de importância ornamental eclética: A cártula de rolos no tímpano central do frontão, denotando uma miscelânia neomanerista e neobarroca quese dissemina pelo resto da edificação, na qual são encontradas, até balaustradas neo-românicas estilizadas, e as flores e folhas, também estilizadas, nas laterais do tímpano do frontão, platibanda, alusivas a uma situação neo-renascentista. As formas geométricas das portas do avarandado lateral, especialmente das folhas, já introduzem o que se pode chamar de envidraçamento, talvez ligadas a uma condição Alemã ou Austríca.

Acervo
O museu reúne peças que estão localizadas em diversas igrejas da cidade. Seu acervo é constituído de imagens, mobiliários, alfaias, artes plásticas, esculturas, porcelanas e documentos, destacando a história de Laranjeiras.

Visitação
Aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h. Localizado na Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº 39, no centro de Laranjeiras/SE.
Paga-se R$ 2,00 a inteira por pessoa e meia para estudante.

Obs.: As fotos do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras podem ser acessadas em nosso Álbum de Fotos.
Retornar ao Índice Retornar ao Índice
[ Retornar à Nossos Museus | Retornar ao Índice | Versão para impressão]
 Nossos Museus

 Nossas Galerias

 Exposição

 Parceiros

 Enquete
Você gostou da ideia deste site?
Sim
Não

 

O site Museus em Sergipe é uma publicação dos alunos do curso de Museologia, realizado como projeto final da disciplina Tópicos Especiais em Educação e Comunicação em Museus, sob a coordenação do Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa. E-mail: museusemsergipe@infonet.com.br