Exposição valoriza ofício tradicional de cortar, costurar e bordar a indumentária de couro em Sergipe. Foi no último dia 7 de julho e vai até 8 de agosto, no Museu do Homem Sergipano, a exposição “Encourados do Sertão Sergipano”. Também será lançado o catálogo, que prioriza a valorização de um processo de trabalho secular do artesanato em couro, divulgando o saber-fazer que corre o risco de extinção devido à falta de mão de obra especializada.
Contemplado pelo Microprojetos MAIS CULTURA edital do Ministério da Cultura, FUNARTE, INEC e Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Encourados do Sertão Sergipano, é fruto de uma pesquisa que teve como coordenadores a historiadora Sayonara Viana e o fotógrafo Francisco Moreira da Costa. O trabalho revela não apenas o artesanato em couro como um produto de uso, mas como uma forma de arte que encerra um sistema complexo, uma rede de saberes, indo além da sua função utilitária ou decorativa, representando uma das formas de materialização da memória e de tradições mantidas por artesãos.
Os municípios pesquisados foram: Canindé do São Francisco, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Aquidabã, Cumbe, Feira Nova, Graccho Cardoso, Itabi e Nossa Senhora das Dores.
A grande contribuição do projeto é manter a tradição dessa forma de artesanato, através das oficinas, catalogar e mapear o artesanato do alto e do médio sertão sergipano transmitindo o saber-fazer para as novas gerações que povoam o semi-árido sergipano como forma de
MUSEU DO HOMEM SERGIPANO
Rua Estância, 228 - Centro. VISITAS MONITORADAS: 3302 5841
DE SEGUNDA À SEXTA DAS 9h às 12h e das 14h às 17h
Contatos: SAIONARA VIANA 9971 6679
Assessora de Imprensa: JACI ROSA CRUZ 9992 0203