O Instituto Brasileiro de Museus comemorou o Dia do Museólogo, sábado (18 de dezembro), com evento no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. A celebração foi realizada em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) - Programa Ibermuseus e marcada por diversos lançamentos.
1 - Lançamentos do Plano Nacional Setorial de Museus e do Relatório de Gestão 2003-2010 da Política Nacional de Museus;
2 - Lançamento do Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos;
3 - Pré-lançamento das publicações Guia de Museus e Museus em Números;
4 - Pré-lançamento do 1º Prêmio Procultura Pontos de Memória
5 - Lançamento da Museália - Revista de Cultura e Museus, nova publicação do Ibram. O primeiro número da revista será distribuído ao público do evento;
6 - Assinatura de termos de cooperação com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro para atividades relativas ao Cadastro Nacional de Museus;
7 - Assinatura de termo de cooperação com a Fundação Roberto Marinho para desenvolvimento de parcerias, particularmente em relação Museu do Amanhã, Museu da Imagem e do Som e Museu de Arte do Rio.
8 - Mérito Museológico - Na celebração, o Conselho Federal de Museologia (Cofem) fará a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Museológico. Esta é a 4ª edição da homenagem, conferida a cidadãos brasileiros ou estrangeiros e instituições que prestaram destacados serviços à museologia no Brasil.
O Ibram é a instituição homenageada nesta edição, que também confere a medalha aos museólogos e professores Ângela Maria de Oliveira Paiva, Euler Santos Arruda, Luiz Inácio Franco de Medeiros, Maria Cristina de Oliveira Bruno, Mário de Souza Chagas (diretor de Processos Museais do Ibram), Mary Rodrigues do Rio, Vera Lúcia de Carvalho Finkel e Marta Rossetti Batista (in memorian).
O Ibram convida a comunidade museológica a participar do evento, que marca ainda os dois anos da aprovação de criação do Instituto. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro (RJ).