Quem passar pelo Mirante da 13 de Julho pode conferir a mostra itinerante ‘Divina Renda', que retrata através de dez painéis um pouco da história da renda irlandesa do município de Divina Pastora, na região leste do estado de Sergipe, distante 39 km de Aracaju. A exposição é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura de Divina Pastora e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O objetivo da mostra itinerante 'Divina Renda' é preservar a tradição das rendeiras do município e promover a valorização desse bem cultural. No dia 27 de novembro de 2008, o Conselho Consultivo do Iphan concedeu à renda irlandesa o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Associação
Desde 2000, a Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (Asderen) reúne cerca de 120 rendeiras. Como o processo produtivo corre risco de desaparecer, o tombamento tenta garantir a sobrevivência das rendeiras com o incremento de geração de renda a partir da divulgação e reconhecimento da importância dessa atividade como genuinamente brasileira.
fonte: JornaldaCidade.Net