Ação Cultural nos Museus: da exposição a um boletim informativo
*Maria Augusta Dorea Campos e Artêmis Rodrigues
A ação cultural nos museu é muito importante, pois é através dessa atividade que nós podemos dinamizar a atuação do museu e enriquecer a vivência da comunidade em que se está inserido. O principal potencial dos museus é seu acervo fixo, as exposições temporárias e a programação paralela às exposições. Aí é onde entra a importância da ação cultural, pois ela propõe a interação entre o sujeito, que é o publico do museu, e o objeto, que é a obra ou peça exposta. Assim, só haverá efetivação se houver a participação da comunidade, pois é esse o seu objetivo: inserir o museu na vida da comunidade.
A ação cultural dá suporte a várias atividades culturais e artísticas que podem ser desenvolvidas nos museus, bem como ajuda à implementação de uma nova política cultural com trabalhos voltados para diversas áreas da cultura, como musica, folguedos, entre outros. Os resultados da ação cultural podem ser avaliados pela fluência do público nos eventos e pelo reconhecimento da comunidade externa e interna.
É de muita importância uma ação cultural bem elaborada na escola para ampliar a diversidade, criando programação para acontecerem exposições e eventos, interagindo os alunos com a cultura local e os museus da cidade, com feira de artes, artesanatos, comidas regionais e com isso demonstrando o seu empenho pela inclusão social, criando varias oportunidades, e contribuindo para a geração de ocupação e renda. Um boletim informativo é também de muita importância para divulgar as ações dos museus, como também a sua programação nos vários eventos culturais promovidos por outras instituições. Tudo que pode ser oferecido à comunidade em forma de cultura é “Ação Cultural”. É através desta que se conquista e se sensibiliza a comunidade, tornando-a atenta ao fato cultural.
*Alunas da disciplina Ação Cultural e Educativa em Museus, do curso de Museologia da UFS.
|
[ Retornar à Artigos |
Retornar ao Índice | ] |
|