Histórico Foi criado em 1995, antes era uma casa normal da família Lafayet Pimentel de Barros Franco. Contém 8 salas, sala de reserva Técnicas, sala dos funcionários, diretória, um banheiro, uma cozinha e uma dispensa. O público que mais frequenta são estudantes de rede pública e particular, além dos turistas.
O museu de Arte Sacra de Laranjeiras foi um Casarão do início do século XX, pertencente originalmente a família Sobral Franco. Registra o que no ecletismo é denotado de um implícito acolhimento, numa mesma obra, de elementos decorativos de inúmeros estilos, é considerado por muitos estudiosos, o conjunto mais significativo e único merecedor do título de eclético.
E formado por colagens, justaposições de elementos e fragmentos de diversos momentos das arquitetura do passado. Nesta tipologia construtivas destacam-se, na fachada, não apenas ornamentos escultóricos, mas pinturas, que também são comuns no interior da edificação, sempre em formas Florais, de origem Jônica.
Tem-se a platibanda, na forma de frontão na fachada principal e na lateral, percorrendo todo o corpo da edificação, o chamado avarandamento, é uma das características mais importantes das construções ecléticas do inicio do século passado e muito presente nas obras paulistanas de Ramos de Azevedo.
Dois elementos são identificáveis como de importância ornamental eclética: A cártula de rolos no tímpano central do frontão, denotando uma miscelânia neomanerista e neobarroca quese dissemina pelo resto da edificação, na qual são encontradas, até balaustradas neo-românicas estilizadas, e as flores e folhas, também estilizadas, nas laterais do tímpano do frontão, platibanda, alusivas a uma situação neo-renascentista. As formas geométricas das portas do avarandado lateral, especialmente das folhas, já introduzem o que se pode chamar de envidraçamento, talvez ligadas a uma condição Alemã ou Austríca.
Acervo O museu reúne peças que estão localizadas em diversas igrejas da cidade. Seu acervo é constituído de imagens, mobiliários, alfaias, artes plásticas, esculturas, porcelanas e documentos, destacando a história de Laranjeiras.
Visitação Aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 17h. Localizado na Praça Heráclito Diniz Gonçalves, nº 39, no centro de Laranjeiras/SE. Paga-se R$ 2,00 a inteira por pessoa e meia para estudante.
Obs.: As fotos do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras podem ser acessadas em nosso Álbum de Fotos.
O site Museus em Sergipe é uma publicação dos alunos do curso de Museologia, realizado como projeto final da disciplina Tópicos Especiais em Educação e Comunicação em Museus, sob a coordenação do Prof. M.Sc. Fábio Figueirôa. E-mail: museusemsergipe@infonet.com.br