A festa que reúne turistas e sergipanos no município de Laranjeiras é uma das atrações mais aguardadas durante o ano em Sergipe. No último domingo, dia 10 de outubro, aconteceu no município de Laranjeiras, há 30 Km de Aracaju, local onde funciona um dos campi da Universidade Federal de Sergipe, a festa do Lambe-Sujos e Caboclinhos.
A festa é uma verdadeira atração de cultura e tradição e reúne a beleza das indumentárias e a folia dos maracatus são atrativos unânimes, além da divertida brincadeira de 'melar' e das corridas dos chicotes dos taqueiros.
O início da festa acontece na madrugada do Sábado, 9, com a ida de um negro e um índio à feira para arrecadar os mantimentos para a realização da tradicional feijoada. Na madrugada do domingo, 10, às 4h, inicia a alvorada de foguetes de artifício e o primeiro encontro do grupo dos negros, os lambe- sujos na casa do rei Zé Rolinha. O maracatu começa aos poucos, na mesma medida que a cidade acorda e que seus visitantes chegam.
Nas primeiras horas da manhã, também os caboclinhos começam o seu ritual. A tinta xadrez vermelha colore de um rubro fosco os corpos dos brincantes que, com cocares, pulseiras e tornos se ornamentam para o desfile de um dia todo. Em fileiras indianas, comportados e atentos aos toques da caixa que marca seus passos, os caboclinhos são em sua maioria caboclinhos mesmo, com idade média de 10 anos de idade.
fonte: Portal Infonet
Obs.: As fotos da festa foram realizadas pela aluna WALESKA CLAYRI MODESTO DOS SANTOS. Clique aqui!