PostHeaderIcon Zambrana apresenta “Romeiros de Fé”

 

O olha apurado de Alejandro Zambrana sobre a devoção de fiéis em Juazeiro do Norte/CE

O olha apurado de Alejandro Zambrana sobre a devoção de fiéis em Juazeiro do Norte/CE

O fotógrafo sergipano, Alejandro Zambrana, tem exposição de fotos intitulada “Romeiros de Fé” na Galeria Janner Augusto, situada na Sociedade Semear até o dia 16 de junho. A mostra é resultado de várias viagens que Zambrana fez a Juazeiro do Norte, no Ceará, considerado um dos maiores redutos de religiosidade popular no Brasil.

Como essa questão de devoção e fé sempre o intrigou, Zambrana começou a apuração das imagens em julho de 2006 mais com o propósito de realizar seu trabalho de conclusão de curso de Rádio e TV, pela Universidade Federal de Pernambuco. Mas ele foi além. Inscreveu-se no Edital BNB Cultural 2008 e a partir de sua aprovação, Juazeiro do Norte passou a ser um de seus compromissos constantes.

Alejandro Zambrana acompanhou a peregrinação dos fiéis de ônibus coletivo e não esquece os momentos especiais que vivenciou. “O drama de tudo dar errado era o que mais me deixava aflito”, comenta. Mas a troca de experiências que fez em suas viagens engrandece o resultado e a essência de suas fotografias. “Certa vez, um romeiro disse que como é muito desgastante ir até lá, passando horas em um caminhão lotado de gente e sem conforto nenhum, ele deixou claro que quem vai a Juazeiro, vai para sofrer”, explica Zambrana alegando ser uma posição meio contraditória, mas que para ele é convincente. 

O fotógrafo dá a oportunidade de todos conhecerem um pouco de suas impressões sobre as principais romarias de Juazeiro do Norte com a exposição “Romeiros de Fé”. A Galeria Jenner Augusto pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia, e das 14 às 18h. Fica no Espaço Cultural Semear Petrobras, localizado à Rua Vila Cristina, 148. O acesso é gratuito.

Projetos
Amante de manifestações populares, o fotógrafo Alejandro Zambrana já levou exposições sobre o teatro tradicional de Lambe-sujo e Caboclinhos - típicos da cultura de Sergipe - para a cidade do Rio de Janeiro. “Em 2010, pretendo levá-las para Laranjeiras (SE), que é o palco principal dessas tradições”, finaliza Zambrana. 

Confira alguns trabalhos de Zambrana em:  http://flickr.com/photos/alejandrozambrana .

Uma Resposta para Zambrana apresenta “Romeiros de Fé”

  • Claudia Lavor disse:

    Olá Alejandro…
    Belissimo trabalho seu com a romaria em Juazeiro do Norte.Tenho uma ONG aqui em juazeiro e desenvolvo um trabalho com crianças em situações de risco social e recentemente começamos fazer um trabalho com as crianças quanto ao acolhimento dos romeiros peregrinos ligado a arte, bem como o olhas os mesmos frente a romaria.
    gostaria se possível trocarmos informações e idéias sobre o assunto.

    sei que seremos parceiros, muita luz para e paz

    Claudia Lavor

Deixe um comentário