Museu: é possível o acesso?
¹ Ângela Mª. Ferreira de Andrade ² Maria Márcia Crisanto Leão Montijano
A autora Elizabet Dias no texto “Educação Inclusiva no Brasil: Sonho ou Realidade?”, aborda alguns pontos de tensão entre o discurso e a ação no meio que envolve com a problematiszção inclusiva no Brasil. Ela ressalta o impasse entre a política pública e as pessoas que lidam com esses deficientes, no momento de colocar em prática às questões relacionadas ao atendimento dos portadores das diversas necessidades especiais. Traça ainda, a relação dos profissionais das instituições que se especializam no atendimento a determinadas deficiências.
O texto observa o antagonismo que existe entre a educação especial e inclusiva, colocando como exemplo a experiência vivenciada em sala de aula e a situação das escolas quando, por lei, são obrigadas a receber esse alunado especial sem estar devidamente preparadas.
Por fim, Elizabet cita uma experiência aplicada por ela numa escola privada com alunos de 6 a 7 anos, onde foram explorados os 5 sentidos, enfatizando a ausência da visão. Depois de todos os questionamentos ela conta a estória da origem do sistema Braille e diz o quanto seria simples, diante de todas as possibilidades, tornar esse sonho em realidade.
Esse texto é recomendado especialmente aos profissionais de museus, para que tenham todo o cuidado no atendimento a este público.
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