Casa de Cultura João Ribeiro
Histórico Venha conhecer um lugar fascinante, onde nasceu um dos filhos ilustres de Laranjeiras e podemos descobrir um pouco mais da história de João Batista Ribeiro de Andrade Fernandes, filho de Manoel Joaquim Fernandes e D. Guilhermina Ribeiro Fernandes. Nascido em 24 de junho de 1860 e criado onde hoje se localiza a Casa de Cultura que leva o seu nome. João Ribeiro iniciou seus estudos em Laranjeiras, terminando-os no Atheneu Sergipense, em Aracaju, no ano de 1880. Logo depois foi pro Rio de Janeiro, chegou a lecionar na escola D. Pedro de Alcântara, iniciando sua paixão pela lingüística, formou-se em Direito, mas sempre teve sua vida ligada à literatura e à história. Foi Oficial da Biblioteca Nacional, professor de português do Pedro II e em 1895 representou o Brasil no Congresso de Propriedade Literária de Dresden, na Alemanha. Chegou a morar na Suíça e se ainda não bastasse esse ícone laranjeirense e um dos maiores intelectuais brasileiros do final do século XIX, foi também filólogo, tradutor, poliglota, professor, gramático, romancista, jornalista, crítico literário, poeta, contista, historiador, folclorista, músico e pintor. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e o primeiro sergipano eleito imortal na Academia Sergipana de Letras. João Ribeiro faleceu em 13 de abril de 1934, no Rio de Janeiro, sepultado no cemitério João Batista.
Acervo A Casa de Cultura João Ribeiro foi criada através do Decreto 2.726, de 26 de novembro de 1973 e inaugurada em 9 de agosto de 1974, com o objetivo de preservar o acervo documental, bibliográfico e artístico do personagem-título, e servir à comunidade como fonte de pesquisa, estudo, informação e lazer. É um local onde podemos encontrar documentos, imagens, anotações e vastos materiais doados ao Estado pelos seus filhos e esposa, além de obras de arte que retratam fatos do cotidiano de João Ribeiro, ficando sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura. Sua curiosidade foi instigada? Então receba nosso convite para conhecer a casa onde nasceu este imortal laranjeirense e podemos encontrar a história de João Ribeiro. Assim, abrimos as portas para todas as gerações conhecerem mais profundamente sua história.
Visitação Local: Rua João Ribeiro, s/n, Laranjeiras – Sergipe Horários de visitação: de Terça à Sexta, das 10h às 17h Valor da Visitação: Gratuito
Obs.: As fotos do Museu de Arte Sacra de Laranjeiras podem ser acessadas em nosso Álbum de Fotos.
|
|